top of page

O Inglês

O aprendizado de uma segunda língua

Acreditamos que as potencialidades das crianças devam ser trabalhadas desde sempre e as crianças podem produzir seus conhecimentos de maneira ampla e prazerosa através do uso de outras línguas em seu contexto escolar também. Estudos mostram que a compreensão de fonemas vai aos poucos se perdendo. Conforme crescemos, passamos a dar preferência para os sons da nossa língua materna. Mas isso não acontece se formos expostos a mais de uma língua. E quanto antes, melhor, assim “enganamos” nosso cérebro para o reconhecimento de fonemas.


Além dessa, há um tanto de outras vantagens em se aprender outra língua que estão sendo estudadas e exploradas ao redor do mundo. Uma delas, seria o fato de que bilíngues atrasariam em até 5 anos o aparecimento de sintomas de doenças como Alzheimer e demência. Isto porque, o cérebro bilíngue tem sinapses diferenciadas, conexões que são consideradas pelos neurocientistas como mais fortes, o que tornaria possível esse atraso no aparecimento dos sintomas.


Bilíngues demonstram melhor atenção e foco para diversas atividades, já que seu cérebro já é moldado para tomar decisões e fazer escolhas mais rapidamente. Estamos falando de funções executivas. Ellen Bialystok é expert no assunto e apesar de apontar estudos que demonstram que a quantidade de vocabulário na língua materna e na língua adicional pode ser menor em comparação com monolíngues das duas línguas, as vantagens do bilinguismo se sobrepõem ao monolinguismo.


Quando você fala e compreende mais de uma língua, você se torna mais aberto. Você demonstra empatia mais facilmente e sua visão perante as diferenças é mais tolerante. Culturalmente você se torna mais rico. E aqui na Saber and Fun, estamos preocupados em formar cidadãos para o mundo, aprendizes para a vida toda e crianças felizes, conscientes de suas responsabilidades e direitos.


bottom of page